Tudo que você precisa saber para reduzir a temida celulite

Por mais comum que seja, a celulite não deixa de ser um grande incômodo estético, que faz muitas mulheres inclusive deixarem de usar roupas que mostrem as pernas, até mesmo em um dia de muito calor.

O importante é sempre nos aceitarmos e nos amarmos como somos, mas é claro que buscarmos sempre a melhor versão de nós mesmos, é maravilhoso, não é verdade?

Então leia com atenção este artigo, entenda melhor o que é a celulite, e veja algumas dicas simples para afastá-la o máximo possível!

A temida celulite

A celulite não é exclusiva em mulheres com sobrepeso, uma vez que mulheres magras, ou até mesmo abaixo do peso podem apresentar essa condição. São basicamente ondulações na pele, que resultam da inflamação ao redor das células adiposas (células que armazenam gorduras), causada normalmente por uma associação de fatores – predisposição genética, unida aos próprios hormônios femininos, e alterações circulatórias locais. A celulite pode se apresentar em até quatro graus, sendo o grau um o mais leve, em que é considerada interna por não ser vista externamente ou sentida, passando pelo grau dois e três, em que as ondulações são mais profundas respectivamente, e por fim, o grau quatro em que as ondulações são visíveis até mesmo com roupas.

Mudanças alimentares que ajudam a combater o problema

Conforme vimos, a celulite não é resultado do aumento de gordura, e sim multifatorial. No caso da alimentação você deve estar atenta ao consumo dos alimentos que favoreçam o bom funcionamento do metabolismo, e reduzam a inflamação das células, alimentação esta que inclusive, conta com boas gorduras. Devemos sempre pensar, se determinado alimento ou bebida não é bom para a saúde e para o funcionamento do organismo, não será bom para o funcionamento dos hormônios, tão pouco para a pele, e consequentemente, agravará a celulite. Reveja seus hábitos alimentares e veja alguns exemplos do que você deve incluir na sua rotina, para deixar a celulite bem longe:

  •          Abacate – Sim, este queridinho que já foi o vilão das dietas, é na verdade um salvador, que fornece incríveis gorduras para o organismo funcionar adequadamente. Rico em ômega 9, auxilia no processo de desinflamação das células, diminuindo as ondulações. O abacate é uma ótima opção para ser incluída no jantar, por exemplo, já que durante a noite proporciona o aumento da produção de GH, hormônio que auxilia no aumento de massa muscular nos adultos, e aumentando os músculos, o aspecto desagradável de casca de laranja da pele, também passa longe! Tudo que queremos!
  •          Aveia – Um alimento tão acessível, nutritivo e que desinflama as células, ação que se deve a presença de betaglucana.
  •          Romã – Melhora o tônus da pele e diminui a celulite devido ao alto teor de ácido elágico.
  •          Chá de Cavalinha – Facilmente encontrado, é uma importante fonte de silício, substância que estimula a produção de colágeno, a proteína da beleza que oferece sustentação e firmeza à pele, mandando os furinhos para longe!
  •          Farinha de uva – previne o envelhecimento da pele, aumentando a captação de vitamina C no interior das células, garantindo a manutenção do colágeno e prevenindo contra o envelhecimento precoce.
  •          Água – Claro, ela é fundamental e está em todas, mas sempre é importante lembrar, certo? No caso da celulite, ela atua diminuindo o acúmulo de toxinas na corrente sanguínea, sendo fundamental para a hidratação e beleza da pele.

Além de ficar de olho na alimentação, o que mais posso fazer para afastar a celulite?

Sabemos que a alimentação é mais que fundamental para determinar nossa saúde e estética. Exercícios físicos também determinam uma grande parcela dos resultados, já que também atuam na saúde, bem-estar, tonificação dos músculos, melhoram a circulação e claro, auxiliam na diminuição da celulite. Estando com a alimentação e os exercícios em dia, não há problemas em recorrer aos coadjuvantes da atualidade, como tratamentos estéticos e cremes. Estes últimos em especial, embora possam fornecer uma melhora na aparência da pele, sendo excelentes parceiros para o tratamento, principalmente no fornecimento de hidratação, não costumam atingir as camadas mais profundas. Em relação aos procedimentos estéticos, busque sempre um local de confiança, que conte com profissionais qualificados, e antes de escolher o procedimento ideal para o seu caso, pesquise bastante, evitando assim riscos e um investimento em vão.

Fique atento também, ao longo do dia. Se você trabalha muito tempo sentada, e com roupas apertadas, esse costume tende a prejudicar muito seus objetivos para diminuir a celulite. Uma dica bem legal, é se policiar e levantar por alguns minutos ao longo do dia, com certa frequência e na medida do possível, e procurar esticar e movimentar o corpo. Use os momentos que você vai até o banheiro, ou tomar água para fazer isso! E claro, se possível, opte por roupas com tecidos um pouco mais leves, e que vistam com mais facilidade, sem apertar!

Um pouquinho de disciplina, e logo você vai estar desfilando suas novas pernas por aí! Aproveite! =)